TERMOS UTILIZADOS
Tudo que você precisa saber sobre o mundo do Franchising
Esclarecer as dúvidas é uma parte fundamental do processo
Quando se toma a decisão de empreender e começa-se a pesquisar sobre o mundo do Franchising, surgem vários termos que não estamos habituados, e tudo parece uma coisa só, mas calma, porque vamos esclarecer esse dialeto e facilitar o processo na hora da negociação e principalmente na hora da escolha do modelo de franquia.
Franquia – é uma estratégia utilizada como um sistema de vendas de licença, na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, know-how, infraestrutura, e direito de distribuição exclusiva de produtos ou serviços. A Franquia Portal da Cidade se destaca por ter mais de 10 anos de know-how e experiência de mercado, além de possuir o registro da marca definitivo no INPI e ser 100% legalizada associada na ABF.
Franqueador – é o proprietário e gestor da rede de franquias. A empresa franqueadora tem como papel definir e desenvolver o conceito de negócio que será franqueado e testar na prática este conceito em uma unidade-piloto. Na rede Portal da Cidade, a unidade piloto fica em Umuarama, no interior do Paraná. Também deve estabelecer as normas, processos, políticas e padrões a serem observados pelos franqueados, no que se refere à implantação, operação e gestão das respectivas franquias.
Franqueado – investidor que compra e gerencia uma franquia da rede. O franqueado também precisa observar os padrões, normas, processos e políticas da rede em tudo o que se refere à implantação, operação e gestão de sua unidade franqueada, mantendo a consistência de imagem, de produto e de serviços que deve caracterizar a rede da qual faz parte.
Taxa Inicial de Franquia – é o valor que o franqueado paga ao franqueador quando ingressa na rede, para remunerar o conhecimento e os processos que receberá prontos da empresa franqueadora, assim como o licenciamento e direito de uso da marca e tecnologias. Geralmente é um preço fixo pago na assinatura do contrato ou do pré-contrato. Na Franquia Portal da Cidade trabalhamos com três faixas de preços, que variam de acordo com o tamanho e o número de habitantes da cidade, o que flexibiliza e viabiliza o negócio para ser implantado também em pequenas cidades.
Capital de Instalação – é o valor total que o franqueado irá investir para montar uma unidade da rede, considerando além da taxa inicial de franquia, o investimento fixo em equipamentos, móveis, divulgação, abertura de empresa, reformas e adequação de ponto e capital de giro. A Franquia Portal da Cidade possui um plano específico para cada tipo de cidade e auxilia cada candidato na customização e adequação do plano, conforme as expectativas do novo franqueado.
Royalties – é uma taxa que o franqueado paga periodicamente ao franqueador, como modo de remuneração para os benefícios e serviços oferecidos pela marca e continuar com o direito de usá-la. Não é um valor padronizado, cada rede calcula, de acordo com seu modelo de negócio, o valor mais justo a ser cobrado. Geralmente, as redes de franquias cobram um percentual sobre o faturamento ou sobre o lucro. Na Franquia Portal da Cidade não é cobrado taxa de royalties, tudo que o franqueado fatura é dele, esse é um diferencial valioso.
Taxa de Propaganda – também chamado de "fundo de marketing" ou "taxa de publicidade", é uma contribuição periódica de todas as unidades da rede de franquias para um fundo comum de despesas de divulgação da marca e de seus produtos. Geralmente esse fundo é administrado pelo franqueador, mas a gestão pode ter participação de membros da rede (comitê de marketing) para gerir os investimentos em divulgação. A Franquia Portal da Cidade também não cobra taxa de propaganda, o que nos diferencia de outras franquias.
COF - sigla para abreviar "circular de oferta de franquia". É um documento desenvolvido pelo franqueador e exigido por lei federal, que apresenta todas as condições gerais do negócio, em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades entre as partes. Neste documento o candidato tem acesso a todas as cláusulas contratuais, bem como ao contato de todos os franqueados da rede. Deve ser lido, analisado e assinado pelo candidato no mínimo dez dias antes da assinatura do pré-contrato ou contrato de franquia.
Manual da Rede – é o conjunto de processos operacionais padronizados pela rede para instruir as equipes de todas as unidades a atuarem da mesma forma. Desde como gerir o estoque, até o modo de atendimento ao cliente. É um passo-a-passo que ajuda o franqueado e sua equipe a aprenderem todos os processos da rede e assim assimilarem o conhecimento e as estratégias que fizeram a empresa ser bem-sucedida. A Franquia Portal da Cidade oferece para seus novos franqueados um treinamento inicial completo para capacitar e tranquilizar o início da implantação e a operação da unidade em sua cidade.
Fonte: Com informações de www.franquia.com.br
LEIA TAMBÉM
8 Passos para ser um Franqueado do Portal da Cidade
Saiba como é o processo que passam os candidatos até se tornarem um membro da Franquia